10 Dúvidas mais freqüentes no seguro de Transporte de Carga

Confira as principais dúvidas no seguro de Transporte de Carga

Conteúdo publicado em 26 de agosto de 2019 e atualizado em 28 de agosto de 2019
por Boneberg Seguros


1- Qual é o seguro obrigatório para o transportador?
O seguro obrigatório para as empresas transportadoras é o RCTR-C Responsabilidade Civil Transportador Rodoviário de Carga. Esse seguro cobre os danos causados por acidente ( colisão,  capotagem, tombamento , abalroamento e incêndio ou explosão no veículo transportador.
Além dessa cobertura básica podem ser contratadas coberturas adicionais:
Avarias –  Ocorre quando durante o transporte a carga é danificada , mas não ocorreu um acidente envolvendo o veículo transportador.
Carga, descarga e içamento – Garante a cobertura enquanto a carga é colocada, retirada ou içada no veículo transportador.
Cobertura de RCF-DC  - Responsabilidade Civil Facultativa de Desvio de Carga . Essa é a cobertura de roubo.  Se caracteriza pelo desaparecimento da carga concomitantemente com o veículo transportador.


2- Quem pode contratar o seguro de cargas RCTR-C e RCF-DC ?
Empresas transportadoras legalmente habilitadas com seu registro ativo na ANTT.


3- Como se contratar um seguro de carga?
Primeiramente coletamos algumas informações cadastrais sobre a empresa e de sua operação, como por exemplo, o tipo de mercadoria, percursos, valores embarcados e sua sinistralidade. Com esses dados montamos um questionário, enviamos para as seguradoras que operamos para que ela nos apresente uma proposta de seguro que irá atender a necessidade do cliente. Estando tudo de acordo, será assinado e  enviado para seguradora emitir a apólice.


4- Como é feito a cobrança do seguro de carga?
A cobrança do RCTR-C (acidente) se dá pela emissão de uma fatura mensal, contendo todos os embarques efetuados pela empresa durante o mês. O cálculo é feito através de uma tabela utilizada por todas as seguradoras que traz as taxas de acordo com os percursos.
Caso o segurado possua contratado na apólice alguma cobertura adicional a taxa será adicionada na fatura do acidente.
Se for contratada cobertura de roubo, essa será emitida juntamente com a fatura do acidente.
A cobrança será feita através do valor total embarcado no mês e aplicado uma taxa única fixa que foi negociada previamente na proposta e na apólice de seguro.

5- O que é gerenciamento de risco ?
Gerenciamento de risco é um conjunto de normas de segurança que as seguradoras estipulam na apólice onde a empresa transportadora terá que seguir para que em caso de sinistro sua carga seja indenizada. Normalmente o gerenciamento de risco é solicitado quando o segurado possui cobertura de roubo.
Esse gerenciamento pode ser consulta e liberação de motorista, rastreamento e  monitoramento, escolta armada e isca.

Faça agora mesmo um orçamento para seguro transporte


6- O custo do gerenciamento é pago pelo segurado?
Sim, o gerenciamento é custeado pelo segurado.


7- O que é averbação?
Averbação é a forma que o segurado informa a seguradora que está efetuando um embarque para que essa carga tenha cobertura.
As seguradoras disponibilizam um sistema de averbação para que o cliente no momento da emissão do conhecimento de embarque já efetue a informação para o seguro. 


8- Quais são as mercadorias mais visadas para o roubo ?
Infelizmente vivemos um momento em que a sinistralidade de roubo está com índice muito elevado, no geral estão roubando todo o tipo de mercadoria,  mas ainda tem aquelas que estão com esse número  ainda maior, que são: alimentícios, eletroeletrônicos, computadores, medicamentos, tecidos e confecções, celulares, cosméticos, calçados.

9- O que devo fazer quando ocorre um sinistro?
A primeira coisa  é comunicar a polícia e concomitantemente a Cia Seguradora para que tome as providências necessárias para regulação do processo de sinistro.

10- Mercadorias  usadas tem cobertura?
Via de regra não, as mercadorias tem que ser novas com nota fiscal. 
Em alguns casos, quando negociados previamente com a seguradora, ela pode vir a aceitar mercadoria usada.

Faça agora mesmo um orçamento para seguro transporte